Se você está aqui é porque quer conhecer todos os tipos de torneiras de água e saber quais são suas diferenças. Bem, você está no lugar certo! Aqui vamos explicar o que é uma torneira de água, os tipos que existem e onde cada uma é utilizada. Depois de ler este artigo você não hesitará em saber qual deve usar em cada parte da sua casa. Vamos começar!
O que é uma torneira de água?
As chaves de parada são essenciais em qualquer instalação de encanamento. Podemos encontrar vários tipos de torneiras, por isso neste post ajudamos você a encontrar a mais adequada para o prédio onde será instalada.
A torneira de água é definida como um dispositivo usado para abrir e interromper o fluxo de água através de um cano. Cada chave terá um formato e características dependendo do seu uso.
Tipos de torneiras de água
Podemos diferenciar três tipos gerais de torneiras de água. Cada uma terá uma série de características que as tornarão utilizadas dependendo do local onde quisermos instalá-las. Você está pronto? Anote todos os detalhes!

Teclas quadradas
Estas torneiras caracterizam-se por possuir um orifício de entrada de água de tamanho universal e outro orifício de saída de água cujo tamanho dependerá do dispositivo ao qual está ligada. Podem ser feitos de bronze, latão, cobre, plástico ou outros materiais resistentes à umidade e às mudanças de temperatura. São compostos por um eixo que possui um sistema que permite abrir e fechar em um ponto a passagem do fluxo de água em uma instalação.
A conexão entre as tubulações e os pontos de instalação, como uma pia, é chamada de entrada. Este soquete possui uma rosca universal de 1/2" e esse será o furo de entrada da nossa chave quadrada. Quanto ao furo de saída, depende do dispositivo ao qual está conectado. Para máquinas de lavar e lava-louças é de 3/4". No caso da pia, pia e vaso sanitário é 3/8” e nos aquecedores e garrafas térmicas é 1/2”
Geralmente essas torneiras funcionam bem e devem ser usadas nos casos em que você deseja fechar completamente a água. Por exemplo, quando queremos consertar algo e não há fluxo de líquidos. Isso porque seu eixo não permite uma regulação precisa, portanto é difícil brincar com a vazão. A sua utilidade, como já indicamos nas medidas dos fios, baseia-se em máquinas de lavar louça, máquinas de lavar roupa, bacias e pias, vasos sanitários e em radiadores e esquentadores. Na verdade, é usado na maioria dos lugares da casa exceto em chuveiros onde são usadas extensões que conectam a torneira diretamente à tomada.
Chaves quadradas externas

São válvulas de água localizadas fora de casa. Difere em vários aspectos dos anteriores. A primeira coisa é que os materiais são mais resistentes devido à exposição ao sol e ao frio externo.
Por outro lado, o eixo que possui é maior e permite brincar com os graus em que abre e fecha. É ideal para regular a pressão da água que necessitamos em cada caso.
Finalmente, no caso de perfurações, a de entrada também tem a medida padrão de 1/2" enquanto na de saída podemos encontrar dois tipos: Conexão rápida ou encaixe cuja função é a conexão com uma mangueira de forma fixa para que a água não saia por mais pressão que carregue. E também é fácil de instalar. O segundo caso é uma conexão de encaixe de mangueira onde além de encontrar a rosca, possui uma braçadeira que permite segurar a mangueira com segurança . seguro.
As chaves quadradas exteriores, como o nome sugere, podem ser encontradas em jardins e terraços, pois são ideais para regar as nossas plantas.
Teclas de passo
As torneiras encontram-se antes da torneira e permitem controlar a entrada e saída de água numa instalação. Dentro destes podemos encontrá-los de diferentes formas e características dependendo do tipo de abertura. Além disso, os diâmetros dependerão da vazão que precisamos.
Por um lado, temos a torneira com alavanca que, como o próprio nome indica, inclui uma alavanca para controlar o fluxo. Por outro lado, e uma das mais utilizadas, é a chave de abertura borboleta. Esta torneira contém um disco que teremos que girar quando quisermos regular o fluxo. Normalmente são utilizadas chaves borboleta de eixo centrado, que possuem o corpo revestido por um elastômero (plástico ou polímero) e são protegidas contra corrosão. Também encontraremos chaves ou válvulas embutidas, que são fixadas diretamente na parede e para movê-las é necessário um acabamento.
Essas chaves são amplamente utilizadas nas torneiras e chuveiros no banheiro de nossa casa.

E agora que você conhece os tipos de torneiras de água, tem alguma dúvida?
Depois de conhecer os tipos de válvulas de corte de água e onde são utilizadas, você saberá qual comprar para colocar em sua casa. Se não, não se preocupe, em The Bath teremos prazer em responder a qualquer dúvida que você possa ter. Agora tudo o que você precisa fazer é começar a trabalhar!