Quer mudar o visual do seu banheiro sem gastar muito dinheiro e sem trabalhar na pintura do banheiro? Existem alguns truques simples que você pode colocar em prática e que lhe oferecerão resultados surpreendentes. Descubra tudo o que você precisa saber sobre tinta para banheiro e suas diferentes possibilidades.
Como deve ser a pintura do banheiro?
A tinta do banheiro deve ser específica e atender a certos requisitos para ser eficaz. Na hora de pintar paredes ou tetos, ela precisa ser hidrorrepelente, ou seja, evita a umidade. Por exemplo, um esmalte sintético com Teflon pode ser uma das melhores alternativas.
Recomendamos que antes de aplicar a tinta final você use um primer acrílico. Serve para cobrir os poros e para que a tinta endureça muito melhor.

Outra possibilidade é utilizar uma tinta com tratamento anticondensação, pois forma uma película protetora que ajuda a evitar o aparecimento de mofo na parede. Normalmente, esses tipos de produtos só precisam de uma mão, por isso são muito confortáveis.
Claro que, além de pintar as paredes ou tetos do seu banheiro, você também pode pintar os azulejos. Nas linhas a seguir oferecemos algumas dicas que serão muito úteis se você escolher esta opção. Mas primeiro vamos ver suas vantagens.
Quais são as vantagens da tinta para azulejos de banheiro?
Antes de tomar a decisão de usar tinta para banheiro em azulejos, você deve ter clareza sobre suas vantagens. Selecionamos os principais:
- Trabalho. Você pode alterar a imagem do seu banheiro sem precisar fazer nenhum trabalho.
- Repetição. Depois de pintar seu banheiro, se o resultado não for o que você esperava ou se você se cansar da cor escolhida, você pode pintar novamente.
- Possibilidades. Existe uma ampla gama de cores para pintar azulejos de banheiro, o que oferece infinitas possibilidades.
- Simplicidade. Certamente não está em seu poder reformar o banheiro de sua casa, mas pintar seus azulejos está. Não é uma tarefa muito complicada e quase qualquer pessoa pode realizá-la.
- Custo. Pintar azulejos de banheiro é muito econômico, especialmente se você comparar com o custo de revestir todo o cômodo.
O que você deve ter em mente ao aplicar tinta de banheiro em azulejos?
Chegou a hora de você revisar algumas dicas que serão muito úteis na hora de pintar os azulejos do seu banheiro. Portanto, preste atenção às seções a seguir.
1. Escolha a tinta
É melhor optar por um esmalte multi-superfície acetinado. Permite que os ladrilhos fiquem protegidos da humidade e também tenham um certo brilho.
Se você aplicar duas demãos, a tinta durará mais. Se optar por outro tipo de tinta, deverá aplicar previamente uma demão de primer. Em qualquer caso, consulte o vendedor sobre qualquer dúvida que possa surgir sobre a sua utilização.

2. Escolha a cor
Na hora de escolher o tom deve-se ter em mente queas cores escuras reduzem visualmente o espaço e as cores claras o expandem. Recomendamos que você opte pelo primeiro caso tenha um banheiro grande, utilize-o em todo o cômodo ou em uma de suas paredes.
Os tons claros são uma aposta com menos riscos e são essenciais se o seu banheiro for pequeno ou com pouca luz. Claro que o branco sempre será uma ótima opção.
3. Limpe os azulejos
Antes de pintar os ladrilhos, deve-selimpar muito bem toda a superfície. Não precisa ter nenhum tipo de sujeira, nem mesmo pó para que a tinta adira bem.
4. Molde
Se houver mofo nos ladrilhos, remova-o completamente antes de pintar. Uma maneira é limpar a área com água sanitária. Se não funcionar, tente comprar um limpador específico que seja fungicida.
Faça isso um dia antes de começar a pintar. Você deve ter cuidado para não danificar outras superfícies e, claro, seus olhos ou pele.
5. Esvazie o banheiro
Algumas pessoas aproveitam que vão pintar os azulejos do banheiro para trocar os vasos sanitários ou os móveis. Se for este o seu caso, recomendamos que antes de pintar retire tudo o que puder mover. Se você fizer isso, será mais fácil chegar a todos os cantos e terá menos obstáculos. Os itens que você não pode tirar do banheiro deverão estar bem cobertos para que não fiquem com manchas de tinta.

6. Aplique a tinta
Aplique a tinta nos azulejos do banheiro seguindo as instruções do fabricante. Recomendamos que você mantenha o ambiente bem ventilado enquanto pinta e nas horas seguintes.
Se precisar usar o banheiro antes que a tinta seque, faça-o com muito cuidado para não manchar e não estragar a obra.
7. Selar as juntas
Alguns dias após a pintura, aconselhamos selar as juntas que separam a parede do chuveiro ou da banheira. Isso tornará mais difícil que a umidade alcance a área pintada.
Como você viu, pintar as paredes ou azulejos do banheiro é uma ótima opção para dar um novo visual a este cômodo da sua casa. Com certeza com as dicas que você viu você conseguirá um ótimo resultado. E se você tiver alguma dúvida, em The Bath estamos à sua disposição!