Sabemos que pode parecer uma piada, mas até os banheiros podem ter seu próprio design de tendência, se você der uma olhada nas revistas de design de interiores e decoração dos últimos meses descobrirá que tanto os vasos sanitários quanto as pias suspensas estão no topo da moda e são uma tendência em todos os banheiros elegantes. Se navegarmos nos catálogos sanitários de muitos dos fabricantes existentes, perceberemos que quase todas as séries que fabricam incluem um modelo de sanita e/ou bidé suspenso, bem como um lavatório.
Acostumados com o clássico sanita com tanque baixo talvez muitos de nós não tenhamos considerado a possibilidade de instalar um dos modelos suspensos do mercado. Tudo, como na vida, tem suas vantagens e desvantagens e por isso vamos esclarecer algumas delas para que quando chegar o momento da escolha decisiva possamos apoiar-nos e tomar a melhor decisão.
Vantagens dos vasos sanitários suspensos
Sensação de espaços amplos
Mais do que uma sensação, é na verdade uma realidade já que nestes modelos de sanita a cisterna fica escondida atrás da parede na maioria dos casos com o consequente aumento de espaço na nossa casa de banho, principalmente quando o espaço que temos é bastante limitado. Além disso, por não termos apoio de piso aumentamos ainda mais essa sensação de amplitude.
Design marcante e linhas mais proporcionais
Fique tranquilo, pois se você instalar um desses sanitários suspensos, pias suspensas ou bidês suspensos serão o centro das atenções do seu banheiro, por um lado aquela sensação de flutuabilidade no ar por não incluir o apoio ao chão e por outro lado as linhas de design costumam ser muito mais limpas e proporcionais.
Manutenção fácil
Uma das coisas que mais apreciaremos será a rapidez da limpeza, pois ao instalar a cisterna na parede só teremos que limpar a bacia e a tampa da sanita, o que não demorará mais de 5 minutos para realizar a operação. Além disso, por não ter o suporte e flutuar no ar, poderemos limpar muito melhor o chão e não sobrará sujeira.
Desvantagens dos vasos sanitários suspensos
Tudo tem um Yin e um Yang, e os bidês e vasos sanitários suspensos não iam ser menores, cabe a cada um deixar a balança pender para um lado ou para outro.
Complexidade da instalação
Se nos modelos tradicionais com cisterna baixa pudéssemos pular no vazio e tentar instalá-la nós mesmos com as próprias mãos, neste caso não será o caso, pois a instalação da cisterna envolve a realização de trabalhos e isso deve ser feito corretamente por um profissional. A má instalação da cisterna pode causar perda de água e por isso teremos que abrir a divisória e resolver o problema.
Custo mais alto
Tudo tem um preço nesta vida e deixar nosso banheiro mais bonito e espaçoso incorporando esse tipo de banheiro não é poupado. Ter a nossa casa de banho assim implica mais despesa, pois teremos que comprar a cisterna e outros materiais além da sanita suspensa. Se está decidido a instalá-lo, recomendamos que pesquise na internet à procura de uma oferta ou de um pack sanita + cisterna, mas se não tiver muito tempo para pesquisar com o tempo que isso implica, aqui propomos um pack de elevada qualidade e muito competitivo no preço.
Maior complexidade de manutenção
Tenha cuidado! A beleza não é de graça, se nosso aquário começar a apresentar problemas a manutenção será mais complicada e em casos específicos cara. Em alguns modelos podemos aceder à cisterna através do botão mas alertamos que nem sempre será assim.
Conclusões
Como mencionamos anteriormente, tudo tem seus prós e contras, por um lado teremos uma melhoria visual e facilidade de limpeza, por outro lado isso implicará em maior custo e/ou manutenção. Se o seu banheiro for muito pequeno, talvez esta seja a melhor solução. Se o seu orçamento permitir, você dará ao seu banheiro um estilo e classe incríveis.