É possível que com a chegada do frio você sinta que seu aquecedor a gás não está aquecendo a água o suficiente. Antes de concluir que está danificado e precisa ser substituído por um novo, é aconselhável procurar a causa do problema, pode não ser um problema grave. Mostraremos algumas das falhas mais comuns.
Por que o aquecedor a gás não aquece a água o suficiente?
Todos os aparelhos a gás devem ser inspecionados por um profissional do setor e dentro dos prazos estabelecidos pela regulamentação do país. A instalação de aquecedor deverá ser sempre devidamente registrada e fiscalizada pelo fornecedor. Ela entrará em contato com você a cada cinco anos para revisá-lo. Se você contratou um seguro, além de revisão anual e desconto na mão de obra, sofrerá menos quebras.
Antes de chamar o serviço técnico, experimente aumentar a temperatura no regulador em forma de roda ou com os botões do display digital, dependendo do modelo. É preciso ter em mente que a água é muito mais fria no inverno e é necessária mais energia para aquecê-la.

Outra coisa que pode acontecer é a torneira termostática não funcionar. Se você tiver uma torneira assim, verifique a temperatura em que sai a água do banheiro ou da cozinha. Se estes saírem quentes, o problema provavelmente está na torneira.
Fiz todos os testes, mas o aquecedorcontinua não funcionando corretamente; o que eu faço?
Se após a realização dos testes que indicamos o problema persistir, é melhor chamar um técnico. Ele avaliará se o aquecedor a gás não aquece a água o suficiente por estar com defeito ou por algum problema externo. Estas são as causas mais comuns:
- Válvula reguladora externa com defeito. A tubulação que transporta o gás do medidor até o aquecedor possui um regulador que limita o fluxo de gás que chega ao aparelho. A membrana interna desta válvula pode ficar bloqueada e impedir que fluxo suficiente chegue até ela.
- Válvula reguladora interna com defeito. O aquecedor também possui sua própria válvula reguladora. Se quebrar, não regula adequadamente a entrada de gás, os queimadores não fornecerão calor suficiente.
- Obstrução. É difícil que as partículas entrem no gás, mas isso pode acontecer. Caso isso aconteça, eles ficarão retidos em um filtro na entrada da válvula reguladora, dificultando a passagem do gás.
- Queimadores sujos. Os queimadores geram fuligem com o tempo e uso intensivo. Isso cria uma crosta que altera a qualidade da chama para que ela gere menos calor.
- Trocador. Com o passar dos anos, calcário e outros resíduos de água podem acumular-se nos tubos de cobre do permutador de calor. Esta camada, além de reduzir o fluxo de água, evita que ela aqueça suficientemente.
- Termopar e válvula magnética. Este conjunto é um elemento de segurança que garante que o gás não saia ao abrir a torneira quando não há chama. Isto evita a acumulação de gás e o risco de explosão. Quando esta peça quebra, a combustão para completamente.

É hora de trocar o aquecedor de água?
Quando o aquecedor a gás não aquece a água o suficiente porque é muito caro para quebrar, é hora de investir em um novo. Os modelos atuais são mais seguros e eficientes.
O ideal é instalar um aquecedor estanque. Este sistema não requer a combustão do ar no interior da casa. É o mais seguro e confortável, pois não requer recirculação constante do ar no interior da casa. Durante os dias frios de inverno aprecia-se ter um eletrodoméstico com estas características.
Caso não seja possível instalar um aquecedor estanque, devido às características da casa ou local, é muito importante adquirir um modelo que possua sensor de temperatura anti-renderização. Detecta se o fluxo de ar no duto de extração de fumaça foi invertido devido a algum tipo de obstrução ou instalação incorreta.
O detector de gesso pode ser ativado ocasionalmente, em dias de muito vento, por exemplo. Quando isso acontecer deve-se desligar imediatamente o aquecedor e aguardar alguns minutos até que ele seja reativado novamente. Ainda assim, se houver uma boa instalação, este dispositivo não teria que atuar, por isso é aconselhável solicitar a revisão da instalação por um técnico, por precaução.
NoThe Bath temos alguns modelos de aquecedores modernos e seguros. Você pode vê-los na seção “Aquecedores de água”. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em nos contatar.