Um dos grandes problemas de um banheiro sem janelas ou qualquer tipo de ventilação é que a umidade pode se acumular e podem aparecer manchas e odores desagradáveis, por isso devem ser tomadas medidas para evitar isso e é isso que vamos propor neste artigo.
Se o seu banheiro não possui janelas, é muito importante seguir passos simples como monitorar sempre as juntas dos azulejos do banheiro, pois é uma das áreas onde mais fungos podem se acumular devido à umidade contínua. Devemos mantê-los secos e para isso devemos usar periodicamente uma escova de dentes que não usamos (de preferência com cerdas macias), enxaguá-los com água e secá-los com um pano de algodão completamente seco.
O mesmo acontece com as juntas de azulejos, também devemos garantir que o banheiro sem janelas esteja sempre seco. Por este motivo, após cada utilização deve-se secar bem, eliminando a umidade dos ladrilhos, piso, pias ou qualquer outro local.
Você também deve tentar evitar vazamentos de água ou reparar rachaduras nas paredes, bem como garantir que a água escoe corretamente na banheira, base de chuveiro ou no vaso sanitário, por exemplo. O importante é manter os fungos afastados no banheiro, pois eles podem se reproduzir muito rapidamente, portanto, com ambiente seco e bem iluminado, sua reprodução será mais difícil.
Para mantê-lo fresco não podemos descurar a sua limpeza, por isso não precisamos apenas usar produtos especiais, um pouco de vinagre é suficiente para matar muitas das bactérias que existem em todos os banheiros. É aconselhável limpar todas as superfícies do banheiro com um pano umedecido em vinagre e também enxaguar a pia com dois copos de vinagre pelo menos uma vez por semana.
Outras dicas para manter o banheiro fresco e seco é evitar usar carpete ou mesmo tapete, trocar as toalhas de banho a cada uso e não deixá-las secar no banheiro, bem como usar uma toalha diferente para cada uso: corpo, rosto, mãos, etc., desta forma evitaremos bactérias em nossos pele.