Dentro do grande número de tendências decorativas existentes para casas de banho, encontramos os estilos nórdico e clássico, cada um com as suas características diferentes, que podem ou não adaptar-se à decoração do resto da casa ou ser a nota discordante nela, o que também não é mau, mas... Que diferenças têm estes dois estilos decorativos? Neste verbete aprenderemos mais sobre suas principais características.
Decoração nórdica
- A decoração nórdica está muito na moda atualmente e poderíamos dizer que tem muito a ver com a natureza. A madeira é muito utilizada em diversas cores, principalmente tons claros e naturais, e busca-se um equilíbrio entre uma boa decoração mas sem se sobrecarregar, sem chegar ao minimalismo também.
- Destaca-se por ser simples mas ao mesmo tempo tremendamente funcional, de grande beleza estética e com um bom jogo de luz, proporcionado não só pelas luzes artificiais mas também pela luz natural e pela cor escolhida para a sua decoração, que costuma ser bastante clara.
Decoração clássica
No banheiro clássico a própria palavra já define o conceito decorativo “clássico”. É uma das tendências decorativas mais difundidas, mas não só nas casas de banho, mas em muitas outras divisões da casa. No caso dos banheiros, embora clássico não se confunda com antigo. Torneiras de diferentes alturas com controles de parafuso em vez de alavancas como na banheira, um grande chuveiro, grandes toalheiros, bem como armários, grés e tecidos tradicionais como cortinas de janela são um clássico deste estilo. Ambos têm características próprias e as pessoas vão gostar mais ou menos deles, mas não há dúvida de que são os dois estilos mais difundidos na hora de decorar um banheiro hoje.