Como é um banheiro sustentável? Que requisitos ele deve atender? Para além das boas práticas que cada um de nós tem na higiene pessoal, essenciais para não desperdiçar água desnecessariamente, é aconselhável equipar a casa de banho com sanitas e elementos eficientes e economizadores.
O chuveiro é, de longe, o local onde mais utilizamos água. Tomar banho em vez de tomar banho é uma prática que devemos incorporar em nossa rotina diária para economizar água. Se decidirmos instalar uma base de duche e retirar a banheira, não haverá desculpas e a nossa casa de banho também terá um aspecto mais moderno. O ideal é tomar banhos curtos e não deixar a torneira aberta enquanto aplicamos shampoo ou sabonete.
Por sua vez, a punho do chuveiro também pode contribuir para diminuir o consumo de água e renová-la significará um gasto mínimo para o nosso bolso, já que é um acessório de banheiro muito barato.
O uso frequente do banheiro também nos obriga a prestar atenção a este banheiro para utilizá-lo de forma sustentável. Comparado ao mecanismo de descarga total das cisternas antigas, atualmente encontramos cisternas com dois botões: podemos descarregar 6 litros da capacidade total, ou apenas metade, 3 litros.
Quanto às torneiras do nosso banheiro, devemos deixar de lado o conforto das torneiras monocomando e substituí-las por aquelas torneiras que sejam capazes de regular a temperatura da água. Desta forma evitamos o desperdício de litros até atingir a temperatura ideal e, além disso, também nos permite poupar energia.
E por último, uma pequena observação sobre um elemento do banheiro que não está vinculado ao consumo de água: as revisões de chuveiro. Se escolhermos telas de vidro estaremos utilizando um material 100% reciclável que, aliás, é uma tendência no design de interiores de banheiros.
Vá em frente e renove seu banheiro e proteja o meio ambiente!
2 comentários
El baño del futuro cada vez está más cerca, descúbre las claves
Decoración del baño: 3 estilos con los que acertarás